As chuvas, as enxurradas , as cheias e a gestão e presença dos " elementos" têm a apreciações e reacções, muito diversas, neste País que somos.
Uns lamentam-se, são uns desgraçadinhos , ficaram sem nada, Estão surpreendidos e revoltados com a natureza.... e por aí fora.
Outros acham normal e dizem: j á estamos habituados. Para nós é uma festa ( toda a zona do Ribatejo, a norte e a sul de Santarém) as á guas são um beneficio para tudo... e por aí fora.
E quando o repórter, ingénuo, pergunta, então mas teve inundação em casa? Eles respondem com o ar mais natural deste mundo: Pois então não havia de ter? E como fez: retirei os móveis e os pertences para lugar seguro.
Simples não é!
Samos que estamos a falar de situações diversas e não tipificadas em alguns casos, embora o tipificado v á sendo cada vez mais normal. Cada zona tem as suas características , mas as ribeiras sempre encheram, no inverno, os campos sempre se alagaram, as estradas sempre ficaram cortadas. O óbvio e o natural est á presente em todo o lado. Se existe um ano em que estes fenómenos não acontecem, outros existem em que eles são garantidos. basta saber "ler" os sinais e não ficar á espera da protecção civil.
E claro não fazer os disparates, que são conhecidos, no resto do ano.
Os meus links