O Presidente da Republica esteve hoje em Arganil a inaugurar o Hospital de Cuidados Continuados, pertencente á Misericórdia.
Aproveitou para pedir mais empenhamento da sociedade civil, ao mesmo tempo que elogiava o fundador do PS, dr.Fernando Vale, que leva o seu nome naquele Hospital, onde durante anos - durante o Salazarismo - foi médico.
Para quem conhece a região, esta zona é das mais atrasadas e desertificadas de Portugal. De quando em vez passa por l á um ministro, um primeiro ministro ou um Presidente da Republica, mas as coisas não andam. O marasmo, a estagnação e o conformismo, são evidentes, basta passear pelas serras e falar com as pessoas.
-Não existe industria.
-A floresta ardeu.
-As aldeias estão abandonadas.
- Não h á artesanato ou gastronomia, digna desse nome.
- As actividades de lazer resumem-se a pequenas coisas pontuais ( umas feiras, um encontro de motards, nenhuma actividade de rio....)
Hoje j á nem a desculpa dos maus acessos justifica tudo, pois os acessos a Arganil nem são assim tão maus.
- A paisagem é excelente.
-As potencialidades muitas ( caça, pesca, passeios, óptimo cabrito e chanfana)
- Terrenos baratos e casas rústicas muito belas.
- Zona de floresta - pinheiro e castanheiro - desaproveitada.
- Eixo de rotação para a Serra da Estrela, para sul castelo Branco, oeste Figueira da Foz e Coimbra, a este: Viseu Nelas, Guarda e a Fronteira ( Salamanca) - noutra direcção S. Pedro do Sul ou Trancoso, - noutra direcção Ferreira do Zêzere, toda a bacia do Ceira - tudo a poucos quilómetros de distância .
Mas Arganil permanece estagnada.
Os meus links