Forçoso escrever sobre o Haiti.
Não para dizer que o número de mortos é de este ou aquele valor.
Tuda esta contabilidade é ridicula.
Nem sequer para constactar que o avião com a ajuda humanitára portuguesa avariou, depois de ter saido de Lisboa e voltou para traz e voltou a levantar.... etc. etc. etc. para quem precisa de ajuda urgente estes problemas técnicos, burocratas - ontem ainda não havia autorização para aterrar em Port-au-Pince - são ridiculos, mesquinhos e incompreensiveis.
Forçoso escrever para dizer que não se compreende e aceita que um povo viva tão miserávelmente, com ditadores de pacotilha, no centro do mundo, onde o turismo é uma presença forte... Forçoso escrever para dizer que pouco se diz sobre o Haiti, a sua realidade e sua pobreza. Da tragédia ficam as imagens, mas nada mais.
Ainda não vi qualquer "ajuda" no terreno, nem tendas, nem distribuição de alimentos e água, apesar dos grandes anúncios feitos.
No nosso caso é ridicula a "ajuda" enviada. Se querem ajudar há muita gente em Portugal a precisar de voluntariado humanitário. Mas estes voos e estas missões ( quanto custam?) são muito curriculares e muito socialmente correctas. Servem de pouco, mas fazem figura e promovem status.
Os meus links